REGULAMENTO
1 - O Challenge Oficinas é uma competição de técnica e gestão organizada em Portugal pelo Jornal das Oficinas em parceria com a Polivalor.
2 - O Challenge Oficinas é composto por um júri que delibera, de modo definitivo, independente e irrevogável, sobre todos os assuntos, dúvidas ou conflitos relacionados com o prosseguimento, classificações ou atribuição de prémios relacionados com a Competição.
3 - O Challenge Oficinas ocorre de acordo com o calendário oportunamente divulgado. A organização reserva-se o direito de alterar as datas previstas para as decisões, caso circunstâncias de força maior assim o exijam. Qualquer alteração no calendário será oportunamente comunicada a todos os chefes de equipa por via eletrónica e para os endereços indicados pelos mesmos aquando da sua inscrição.
4 - Na competição, todas as equipas inscritas são identificadas por nomes próprios atribuídos pelas próprias oficinas.
5 - Cada fase do Challenge Oficinas é composta por cinco provas / testes que correspondem a cinco áreas chave dentro de uma oficina automóvel: recepção, peças, técnica, gestão e marketing.
6 - A final será disputada entre as 3 melhores oficinas.
7 - Para participarem no Challenge Oficinas, as oficinas têm de constituir uma equipa, completar uma ficha de inscrição e responder ao questionário que está disponível online nos meses de junho e julho de 2020.
8 - Cada equipa do Challenge Oficinas será constituída por um número mínimo de três e um máximo de cinco elementos.
9 - As alterações na composição das equipas devem ser comunicadas à organização, por escrito.
10 - O Júri da competição é constituído por elementos da Polivalor. A avaliação na Grande Final é objetiva e será feita com base no desempenho dos exercícios e no tempo despendido da sua execução. A avaliação no cumprimento das provas é feita por equipas. As decisões do Júri de avaliação das provas são inapeláveis e têm como objetivo determinar a classificação final, computando o somatório dos resultados parciais obtidos no decorrer dos exercícios efetuados.
11 - Como prémios serão oferecidos Diplomas de Participação a todas as equipas participantes. As marcas patrocinadoras do Challenge Oficinas irão também oferecer merchandising dos seus produtos a todos os participantes.
12 - No ato da inscrição, cada equipa declara conhecer o conteúdo deste regulamento, reconhecendo expressamente que todas as decisões relativas à interpretação e aplicação do presente regulamento são da exclusiva competência do Júri.
13 - Cada participante reconhece e aceita expressamente que as decisões proferidas pelo Júri têm carácter definitivo e irrevogável, pelo que não são susceptíveis de recurso ou oposição.
14 - O Challenge Oficinas é composto por 4 FASES:
1.ª FASE - INSCRIÇÃO NO CONCURSO
As oficinas que pretendem participar na competição Challenge Oficinas devem preencher o Boletim de Inscrição que está online no site da iniciativa em www.challengeoficinas.pt
2.ª FASE - AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS
Questionários online sobre:
Tecnologia automóvel - para técnicos automóvel
Procedimentos e comportamento da receção - rececionista
Área das peças - caixeiro/responsável das peças
Marketing - responsável da comunicação e marketing e contato com os clientes
Gestão oficinal - Gerente oficina
De acordo com o ponto 8 do regulamento, a equipa tem de ter um mínimo de três elementos e um máximo de 5.
Esta fase deverá durar 2 meses
O questionário será colocado online no site da iniciativa em www.challengeoficinas.pt.
A Polivalor é a plataforma de gestão do processo.
3.ª FASE - AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS OFICINAIS E CONFIRMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS
Nesta fase as oficinas serão avaliadas da seguinte forma:
1. Análise de processos oficinais / receção / reparação / entrega / seguimento, sendo pontuados numa escala operacional a apresentar aos concorrentes.
2. Presença na Web nomeadamente através da análise do site e da presenças nas redes sociais.
A classificação final desta fase terá a seguinte ponderação:
Ponto 1: 50%
Ponto 2: 25%
No final desta fase serão apuradas 3 oficinas.
4.ª FASE - JOGO FINAL DE DINÂMICA OFICINAL
(a decorrer em data e localização a marcar,
As três equipas finalistas irão disputar presencialmente uma final constituída por:
1. Teste final resumido com questões da 1ª Fase. Cada participante deve responder nos grupos de questões que respondeu anteriormente.
2. Jogo Oficinal dinâmico no qual é simulado o funcionamento de uma oficina através de diferentes painéis participativos, sendo vencedora a equipa que acumular mais pontos ao longo do jogo.
Ponderações finais:
Fator 1: 25% soma dos resultados das fases anteriores.
Fator 2: 25% teste final resumido (soma dos resultados dos vários testes).
Fator 3: 50% jogo dinâmico.